Menu fechado

Piloto Comercial | Curso Prático

O Aeroclube de São Paulo está organizado com base no RBAC nº 61 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 61) e no Manual do Curso de Piloto Comercial – Avião (Ministério da Aeronáutica – DAC/IAC de 15 de Dezembro de 1990 – Rev. de 15/09/92) e tem como objetivos gerais promover os ensinamentos e o desenvolvimento de conceitos e técnicas que permitam ao aluno, ao final do curso, uma vez titular da Licença de Piloto Comercial, estar capacitado a atuar com segurança e integrada à obtenção das Habilitações MLTE e IFR (PC/MLTE/IFR) que o aluno seja capaz de demonstrar sua capacidade de executar procedimentos e manobras especificados acima com grau de competência apropriado.

Programa de Treinamento | Visão Geral

  • VISUAL DIURNO (VFR DIU):
    • FASE I (ADAPTAÇÃO) – 17 horas
    • FASE II (NAVEGAÇÃO) – 53 horas
  • VOO POR INSTRUMENTOS (IFR):
    • FASE I (FSTD) – 32 horas;
    • FASE II (VOO MNTE) – 15 horas;
  • MULTIMOTOR TERRESTRE (MLTE):
    • VFR – 7 horas;
    • IFR – 5 horas;
  • VISUAL NOTURNO (VFR NOT) – 5 horas

Requisitos

  • Possuir licença de Piloto Privado (PPA);
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido de 1ª classe na categoria Piloto (não pode ser de comissário).

Investimento

Para iniciar um curso prático você precisará realizar o pagamento da Taxa de Matricula.

Para iniciar seu treinamento, é obrigatória a realização do Ground School da aeronave que desejar voar.

Conforme o programa de treinamento acima, e com base no seu desempenho e aproveitamento, você realizará as horas de voo mínimas e necessárias conforme os valores por aeronave citados acima.

Aeronaves Utilizadas*

*Consulte a Secretaria de Matrículas para verificar a disponibilidade da aeronave para o curso desejado.

Diamond DA-20

Esportivo, excitante e incrivelmente acessível.

O DA-20 é a mais moderna e avançada aeronave de instrução inicial.

TUPI P28A – 180

Aeronave monomotora de fácil pilotagem

Ideal para instrução em qualquer fase do treinamento.

Corisco P28R-200

Aeronave para treinamento de voos por instrumentos que possui toda a instrumentação necessária e um voo estável.

Seneca PA-34-200

Um bimotor clássico e reconhecido mundialmente pela robustez estrutural e motorização mais potente.

Entre em Contato

Realize seu sonho do pilotar aviões!

Estrutura completa para realizar o seu sonho

Toda estrutura necessária para dar o seu primeiro passo como piloto, desde o curso teórico até o prático.

Nos quase 90 anos de existência, o Aeroclube de São Paulo já formou mais de 20.000 pilotos!


Próximos Passos

Já realizou seu sonho de se tornar Piloto Comercial?