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Quero Ser Piloto


Toda formação em aviação envolve cinco partes fundamentais:

  1. Curso Teórico – O Aeroclube de São Paulo é tradicional no ensino para todas as fases de formação de Piloto Privado e Piloto Comercial a Instrutor de Voo;
  2. Exame Teórico – Também conhecida como Banca ANAC, o exame é realizado de forma independente pelo aluno em alguma unidade da ANAC, os cursos do Aeroclube contribuem para um alto índice de aprovações;
  3. Exame Médico – realizado apenas em clínicas credenciadas ANAC, é indispensável para iniciar a parte prática (se precisar de referência entre em contato conosco);
  4. Curso Prático – O Aeroclube de São Paulo oferece a formação de voo com cursos práticos para Pilotos Privados, Pilotos Comerciais e Instrutores de voo;
  5. Exame Prático – Também conhecido como voo de cheque, é o voo de exame final para obtenção de uma licença, o Aeroclube de São Paulo possui examinadores credenciados e o aluno realiza essa última etapa em nossas aeronaves com grande comodidade, provando seu preparo e aptidão para exercer a função de Piloto em Comando.

Sequência de Cursos

Para começar a pilotar aeronaves (aviões ou helicópteros) seu primeiro curso será o de Piloto Privado, concluindo com êxito as etapas teórica e prática você poderá voar aeronaves de pequeno porte (monomotores) em condições visuais (tempo bom), sem ser remunerado.

Depois de “brevetado”, ou seja, tendo obtido sua licença de Piloto Privado você poderá começar a acumular horas de voo ou já ingressar em um curso de Piloto Comercial. Essa segunda fase permitirá começar sua preparação como aviador profissional. Ao obter essa licença o piloto poderá trabalhar e ser remunerado por sua atividade de pilotagem.

É comum adicionar à licença de Piloto Comercial algumas habilitações que ampliam as possibilidades de emprego e aeronaves para serem voadas, são as seguintes:

Habilitação IFR (Instrument Flight Rules): essa habilitação permitirá ao piloto realizar voos em condições de clima adverso, aumentando sua segurança de voo e possibilidades de operação com visibilidade reduzida. Os Pilotos Privados que se formam para voar por hobby, também podem realizar o curso para adicionar essa habilitação à sua licença.

Habilitação Multimotor (MLTE): para voar aeronaves com uma capacidade de carga e passageiros maior que os monomotores, o piloto poderá realizar a formação para obtenção dessa habilitação. Os Pilotos Privados que se formam para voar por hobby e que desejem se tornar proprietários de aeronaves nesta classe, poderão realizar o curso para adicionar essa habilitação à sua licença.

Habilitação de Instrutor de Voo (INVA): depois de consolidar sua formação, o piloto poderá se preparar para repassar adiante seus conhecimentos adquiridos, tornando-se instrutor de voo, é por essa atividade que muitos pilotos ingressam no mercado de trabalho. Apenas os aviadores com licença de Piloto Comercial podem realizar o curso para adicionar essa habilitação.


INGRESSANDO NOS CURSOS TEÓRICOS

O Aeroclube de São Paulo possui cursos de apoio e cursos certificados para todas as etapas da formação do piloto. Conheça mais sobre cada um em nossa página de cursos oferecidos.

INICIANDO AS AULAS PRÁTICAS

Você pode começar as aulas práticas de voo logo que obtiver seu CMA (Certificado Médico Aeronáutico). Recomendamos que você também já tenha obtido aprovação na ANAC demonstrando seus conhecimentos teóricos. O Aeroclube de São Paulo possui diferentes modelos de aeronaves para seu treinamento inicial.

APRENDIZADO

O começo do curso prático é fundamental para aprender a pilotagem básica da aeronave, realizando curvas, subidas, descidas e voos planados. Nesse processo você começa a ter contato também com os procedimentos de emergência. Aproximando-se da metade do curso e dominando essas capacidades você inicia o treinamento de pousos e aproximações, sempre ganhando conhecimento, habilidade e autonomia.

VOANDO SOLO

Quando você demonstrar ao instrutor que é capaz de realizar todas as manobras básicas com segurança e autonomia, você poderá ser liberado para realizar seu primeiro voo solo. Esse é um momento marcante e importante para que o piloto consiga consolidar sua confiança e aprendizado. Nessa oportunidade você irá realizar pela primeira vez um voo pelo circuito de tráfego de um aeródromo sozinho a bordo da aeronave.

NAVEGAÇÕES

Depois de realizar muitos voos próximos ao Campo de Marte e nas áreas de instruções, você poderá começar a aprender a realizar voos mais longos, indo até outras cidades. Nesse processo você poderá desenvolver seus conhecimentos sobre navegação visual e aprender sobre os recursos que a aviônica moderna de nossos Diamond DA-20 podem lhe oferecer.

NAVEGAÇÕES SOLO

Ao final do curso de Piloto Privado você irá realizar navegações para outras cidades provando sua autonomia em conduzir a aeronave sozinho. Esse processo além de criar lhe permitir criar auto-confiança, é uma avaliação da sua capacidade para obter sua licença.

Quanto custa a formação?

O processo de formação de um aviador demanda certa quantia financeira que pode ser empregada em um único esforço como também dispersa de acordo com a disponibilidade financeira do aluno, grande parcela dos custos são referentes a horas de voo, onde o aluno já sentirá o prazer de voar.

Voo Solo

O que chamamos na aviação de “Voo Solo” é uma espécie de cerimônia que coloca o aluno aviador na posição de piloto em comando sozinho na aeronave pela primeira vez e pode ocorrer em qualquer momento entre 20h a 30h de voo.

Diversas Histórias de Sucesso

Formando pilotos há tantos anos, você poderá encontrar no mercado de trabalho muitos profissionais formados em nossa instituição. Venha até o Aeroclube para ter contato com nossa comunidade aeronáutica e saber quem pode lhe dar referências do nosso trabalho e tradição.