
O Aeroclube de São Paulo está organizado com base no RBAC nº 61 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 61) e no Manual do Curso de Piloto Comercial – Avião (Ministério da Aeronáutica – DAC/IAC de 15 de Dezembro de 1990 – Rev. de 15/09/92) e tem como objetivos gerais promover os ensinamentos e o desenvolvimento de conceitos e técnicas que permitam ao aluno, ao final do curso, uma vez titular da Licença de Piloto Comercial, estar capacitado a atuar com segurança e integrada à obtenção das Habilitações MLTE e IFR (PC/MLTE/IFR) que o aluno seja capaz de demonstrar sua capacidade de executar procedimentos e manobras especificados acima com grau de competência apropriado.
Programa de Treinamento | Visão Geral
- VISUAL DIURNO (VFR DIU):
- FASE I (ADAPTAÇÃO) – 17 horas
- FASE II (NAVEGAÇÃO) – 53 horas
- VOO POR INSTRUMENTOS (IFR):
- FASE I (FSTD) – 32 horas;
- FASE II (VOO MNTE) – 15 horas;
- MULTIMOTOR TERRESTRE (MLTE):
- VFR – 7 horas;
- IFR – 5 horas;
- VISUAL NOTURNO (VFR NOT) – 5 horas
Requisitos
- Possuir licença de Piloto Privado (PPA);
- Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido de 1ª classe na categoria Piloto (não pode ser de comissário).
Investimento
Para iniciar um curso prático você precisará realizar o pagamento da Taxa de Matricula.
Para iniciar seu treinamento, é obrigatória a realização do Ground School da aeronave que desejar voar.
Conforme o programa de treinamento acima, e com base no seu desempenho e aproveitamento, você realizará as horas de voo mínimas e necessárias conforme os valores por aeronave citados acima.
Aeronaves Utilizadas*
*Consulte a Secretaria de Matrículas para verificar a disponibilidade da aeronave para o curso desejado.

Diamond DA-20
Esportivo, excitante e incrivelmente acessível.
O DA-20 é a mais moderna e avançada aeronave de instrução inicial.

TUPI P28A – 180
Aeronave monomotora de fácil pilotagem
Ideal para instrução em qualquer fase do treinamento.

Corisco P28R-200
Aeronave para treinamento de voos por instrumentos que possui toda a instrumentação necessária e um voo estável.

Seneca PA-34-200
Um bimotor clássico e reconhecido mundialmente pela robustez estrutural e motorização mais potente.
Entre em Contato
Realize seu sonho do pilotar aviões!

Estrutura completa para realizar o seu sonho
Toda estrutura necessária para dar o seu primeiro passo como piloto, desde o curso teórico até o prático.
Nos quase 90 anos de existência, o Aeroclube de São Paulo já formou mais de 20.000 pilotos!
Próximos Passos
Já realizou seu sonho de se tornar Piloto Comercial?